APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18438Abstract
Este Dossiê surgiu a partir dos diálogos desenvolvidos
entre o Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e
Sociedade/UESB e o Programa de Pós-Graduação em educação
da UNIOESTE. Busca por meio das interfaces entre história,
política e a educação realizar o debate acerca do positivismo,
considerando a recuperação do seu lema na ordem do dia da atual
conjuntura nacional. Realiza uma revista ao tema a partir de
diferentes visões críticas e óticas teóricas.
O positivismo foi objeto de muita produção
historiográca, entretanto, vivemos em tempos cuja temática
recoloca um novo debate. Como avaliar suas consequências ao
longo dos diversos períodos de nossa história, para o campo
educacional? O presente Dossiê é oportuno em face do atual
cenário sociopolítico marcado pela retomada midiática do lema
Ordem e Progresso como contraofensiva aos movimentos e
organizações políticas e sociais progressistas, em um contexto
marcado pelo aprofundamento de políticas autoritárias. Com
esse intuito, esta edição intitula-se: Ordem e progresso:
Memória, positivismo e Política e traz a tona a presença
contemporânea, do ideário comtiano na sociedade brasileira,
sem, no entanto, perder seu alcance histórico. Os artigos
abordam diversas temáticas com a atualidade dos preceitos
positivistas, a partir de sua máxima: ordem e progresso, tratam de
aspectos conceituais do positivismo, sua inuência na educação,
perpassando pelo pensamento político comtiano.
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