Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Página inicial
Atual
Anteriores
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Página inicial
Cadastro
Acesso
Início
/
Anteriores
/
Vol. 12, N. Especial (2017) Dossiê: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política
Vol. 12, N. Especial (2017) Dossiê: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política
Ahead of print
Publicado:
20-12-2017
Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política
APRESENTAÇÃO
João Carlos da Silva, Lívia Diana Rocha Magalhães, Daniela Moura Rocha de Souza
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18438
PDF
VINHO NOVO EM ODRES VELHO: RELACIONAMENTOS E NOVAS TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIA
Andrea Pacifico, Graciela Perusini, María Emilia Bertín, Claudia Peralta, Betiana Tassi, Rosa Moretti
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18133
PDF
ORDEM E PROGRESSO: IDEAIS REPUBLICANOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA, NO PARANÁ
Maria Elisabeth Blanck Miguel
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18138
PDF
NOVAMENTE ORDEM E PROGRESSO?
Elomar Tambara
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18140
PDF
O “SECRETO HORROR À REALIDADE”: EXAME DAS CRÍTICAS DE SÉRGIO BUARQUE AOS POSITIVISTAS
Gustavo Biscaia de Lacerda
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.16768
PDF
UMA SÓ LINGUAGEM, UM SÓ HINO, UMA SÓ BANDEIRA: EDUCAÇÃO CÍVICA E LAICIDADE NO PENSAMENTO DE DARIO VELLOZO
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Marisa Noda
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18137
PDF
ALBERTO TORRES: A IDENTIDADE NACIONAL COMO SUSTENTÁCULO PARA A ORDEM E O PROGRESSO NO BRASIL
Érica Myeko Ohara Itoda, Marcília Rosa Periotto
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18151
PDF
MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA: ORDEM E PROGRESSO NAS IDEIAS POSITIVISTAS LIBERAIS E CONSERVADORAS NO BRASIL
Lívia Diana Rocha Magalhães, Wilson da Silva Santos
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18149
PDF
EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO DENTRO DA ORDEM: A FORMAÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL AUTORITÁRIO
Denise Camargo Gomide, Mara Regina Martins Jacomeli
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18150
PDF
ORDEM E PROGRESSO: (DES) ESTABILIDADE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL
José Alves Dias
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18148
PDF
CRÍTICA À NOÇÃO DE PROGRESSO DO POSITIVISMO COMTIANO
Sergio Tiski
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18152
PDF
FILOSOFIA POSITIVA E O MITO DA NEUTRALIDADE DO CONHECIMENTO
Maria Isabel Moura Nascimento, Carla Michele Ramos Torres, Gláucia Andreza Kronbauer
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18143
PDF
ARTE E COMEMORAÇÕES: ESTRATÉGIAS DE DIFUSÃO DAS IDEIAS POSITIVISTAS NOS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA NO BRASIL
Elisabete Leal
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18153
PDF
ENTREVISTA COM JOSÉ CARLOS SOUZA ARAÚJO: O POSITIVISMO NA PESQUISA NAS CIÊNCIAS HUMANAS
João Carlos da Silva
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18437
PDF
Artigos e Ensaios
UNA MIRADA ÉTICA Y POLÍTICA A LA EDUCACIÓN: PRIMEROS ESBOZOS
Andrea Maria Pacifico
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.17439
PDF
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA: CONHECER PARA SUPERAR
Carmen Teresinha Baumgärtner, Maria Lídia Sica Szymanski
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.16640
PDF
FILMES COMO ILUSTRAÇÃO OU DOCUMENTO HISTÓRICO? CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA
FLÁVIO VILAS-BÔAS TROVÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18369
PDF
A EDUCAÇÃO REPUBLICANA E A OBEDIÊNCIA CIVIL EM MAQUIAVEL
Nidal Alessandro Lima Abdalla, Luzia Batista de Oliveira Silva
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18377
PDF
DO SUL GEOGRÁFICO AO SUL EPISTEMOLÓGICO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
Verônica Salgueiro do Nascimento, Lúcia Rabello de Castro, Nara Maria Forte Diogo Rocha, Domingos Arthur Feitosa Petrola
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.13690
PDF
SENTIDOS EMOCIONAIS E MORAIS DA AMIZADE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES
Raoni Borges Barbosa, Mauro Guilherme Pinheiro Koury
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18058
PDF
DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E GASTON BACHELARD EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
VIVIANE Machado MAURENTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.16854
PDF
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Alzeir Machado Rodrigues, Karla Jayane de Freitas da Silva, Fernando Roberto Ferreira Silva, Maria Marcia Melo de Castro Martins, Mayle Alves Bezerra
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.16704
PDF
IMAGINÁRIO, CULTURA E EDUCAÇÃO
Adrian Alvarez Estrada, Fábio Lopes Alves
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.15075
PDF
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Karla Angélica Silva do Nascimento, José Aires de Castro Filho
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.12175
PDF
Relatos de pesquisas
DE OLHOS BEM ABERTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Joseane Rucker
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18060
PDF
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
83188
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
12341
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
10848
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
10424
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
8348
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
8192
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
8009
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A AÇÃO DO EDUCADOR NUMA ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO
7128
SOCIEDADE, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS: ALGUMAS INTERPRETAÇÕES TEÓRICAS
6923
A CONTRIBUICÃO DO PENSAMENTO DE MATURANA PARA A EDUCACÃO
6681