O IMPULSO NEOLIBERAL E NEOCONSERVADOR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A IMAGEM DO “PROFESSOR DOUTRINADOR” E O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18731Palabras clave:
Escola Sem Partido, Educação, ConservadorismoResumen
RESUMO:
Este artigo tem por objetivo proceder à análise de discursos e de imagens produzidas por apoiadores e militantes do movimento Escola Sem Partido acerca do papel do professor, especialmente as produções que o definem como um profissional cujo objetivo é o dogma de alunos, conduzindo-os a se identificar com o pensamento político e filosófico marxista. Veremos que o discurso apresentado pelos apoiadores do movimento demonstra, ao contrário do que a proposta oficial do mesmo indica, posições políticas que nos remetem a ideologias conservadoras e/ou neoliberais. Por fim, analisaremos um movimento semelhante aos Escola sem Partido nos Estados Unidos, o “No doctrination”, a fim de avaliar o impacto deste na educação norte-americana.
Palavras chave: Escola Sem Partido, Educação, Conservadorismo
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.