O QUE PODEMOS ESPERAR DA ESCOLA?: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA MODERNIDADE

Authors

  • Fausto dos Santos Amaral Fº Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18845
Supporting Agencies
Universidade Tuiuti do Paraná

Keywords:

Educação Escolar, Alteridade, Pós-modernidade

Abstract

O presente texto é uma reflexão sobre as esperanças que, no geral, depositamos no mundo escolar. Para tanto, procura compreender o fazer escolar para além dos parâmetros da Modernidade ainda presentes no mundo contemporâneo. Questiona se de fato a Escola é um agente de transformações sociais efetivas ou se o que ela pode é apenas e tão somente reproduzir o mundo existente, tal qual ele é, ou seja, regido pela monossemia da linguagem técnica e científica, que faz do mundo algo cada vez mais homogêneo, na medida em que, para subsistir, precisa reprimir sempre e a todo custo o outro de si.

Author Biography

Fausto dos Santos Amaral Fº, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná

Published

01-10-2018

How to Cite

AMARAL Fº, F. dos S. O QUE PODEMOS ESPERAR DA ESCOLA?: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA MODERNIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18845, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18845. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18845. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS