ESTUDOS SOBRE FORMAR-SE PEDAGOGO NO CURSO NOTURNO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ESTADO DA QUESTÃO

Autores

  • André Leandro dos Santos Pereira Universidade Estadual do Ceará - UECE https://orcid.org/0000-0003-3721-6887
  • Maria Socorro Lucena Lima Professora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25730
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação do Pedagogo, Estágio Supervisionado, Estado da Questão

Resumo

Neste artigo, busca-se contextualizar o Estágio Supervisionado no Curso Noturno de Pedagogia. Damos ênfase ao Estágio, assumindo a centralidade em nossa discussão investigativa, por ser um tema que, embora seja ratificado um expressivo número de estudos significativos nesta área desde os anos de 1990 vem suscitando preocupações no campo da formação do pedagogo. Partindo desse pressuposto, elegemos como grande questão desta investigação: Quais as possibilidades e limitações do desenvolvimento do estágio supervisionado no curso de pedagogia no período noturno? Temos por objetivo trazer o Estado da Questão (EQ) sobre o nosso objeto de investigação, que tem por finalidade: Compreender as possibilidades e          limitações do desenvolvimento do estágio supervisionado no curso de Pedagogia no período noturno. Buscamos construir o mapa da produção científica relativo a trabalhos publicados relacionados à nossa temática de investigação. A finalidade é conhecer o que existe publicado no campo atual da ciência ao nosso alcance. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da produção do EQ, pois além de ter-nos oportunizado conhecer o que está sendo investigado sobre as temáticas referentes ao nosso objeto, nos evidenciou a contribuição da nossa pesquisa para o campo do conhecimento sobre Formar-se Pedagogo no curso noturno um olhar sobre o estágio supervisionado.

Biografia do Autor

André Leandro dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

André Leandro dos Santos Pereira é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pedagogo (UECE). E-mail: andre.leandro2019@gmail.com

Maria Socorro Lucena Lima, Professora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Maria Socorro Lucena Lima é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP e professora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: socorro_lucena@uol.com.br

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

PEREIRA, A. L. dos S.; LIMA, M. S. L. ESTUDOS SOBRE FORMAR-SE PEDAGOGO NO CURSO NOTURNO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ESTADO DA QUESTÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 163–183, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25730. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25730. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade