ANALYSIS OF THE CONTENTS OF THE GEOPOLITICS OF GEOGRAPHY TEXTBOOKS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2575Keywords:
Construção do Conhecimento, Geografia, Geografia Política, Geopolítica.Abstract
The study’s object of this work were the contents of Geopolitics from tenGeography books used by Basic Education. The aim was to analyse the contents of five
collections listed to Elementary Education and five books used in High School.
Methodologically, we establish two categories for the examination, which indicate the
presence of the concepts of Political Geography and Geoppolitics in such works. The survey
results show a strong concentration of terminology and concepts related to Geopolitics when
compared to the frequency of terms related to Political Geography. So we can say that the
approach to Political Geography is little used in schools and this fact may be contributing to
increase the difficulty in knowledge’s construction in Geography students who attend basic
education.
Downloads
Published
18-03-2010
How to Cite
PEDRONI, M. A.; LIMA, M. das G. de. ANALYSIS OF THE CONTENTS OF THE GEOPOLITICS OF GEOGRAPHY TEXTBOOKS. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 261–275, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i8.2575. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2575. Acesso em: 18 may. 2025.
Issue
Section
Fundamentos Metodológicos
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.