"PANE NO SISTEMA, ALGUÉM ME DESCONFIGUROU":

A CONCEITUALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS NAS VIVÊNCIAS ESCOLARES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.28643

Abstract

O presente artigo desenvolveu-se a partir de reflexões sobre o ensino remoto e a educação a distância, apresentando seus conceitos e características no contexto atual da pandemia da COVID-19, ao longo dos anos de 2020 e 2021. Diante de tal situação, foram necessárias adaptações sociais e políticas para prevenção e combate ao vírus, incluindo a implementação do isolamento social. Dentre essas adaptações, o âmbito educacional foi um dos primeiros setores a terem suas atividades suspensas e, em seguida, adaptada para o ensino remoto emergencial. Por meio de uma metodologia qualitativa e bibliográfica, buscou-se, com este artigo, compreender as práticas pedagógicas, assim como os marcos legislativos que fundamentam esses processos de ensino, apontando as distinções necessárias entre eles e elucidando suas diferentes manifestações nas atividades educacionais.

Author Biographies

Luana Pagano Molina, Universidade Estadua do Oeste do Paraná

 Doutora em Educação e Docente Colaboradora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Camila Adrieli COZER, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Oeste do Paraná.

Fabiana Claro Bianchini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Oeste do Paraná.

Jheniffer Fernanda ELIAS, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Oeste do Paraná.

Rafaela Maria Klein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Oeste do Paraná.

Published

05-08-2022

How to Cite

MOLINA, L. P.; COZER, C. A. .; CLARO BIANCHINI, F.; FERNANDA ELIAS, J. .; KLEIN, R. M. "PANE NO SISTEMA, ALGUÉM ME DESCONFIGUROU":: A CONCEITUALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS NAS VIVÊNCIAS ESCOLARES. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 181–200, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.28643. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28643. Acesso em: 17 may. 2024.

Issue

Section

Artigos e Ensaios