The intervenience of everyday concepts at school: an analysis on learning difficulties
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.3989Keywords:
dificuldades de aprendizagem, conceitos cotidianos, escolaAbstract
We propose here a reflection upon Vygotsky’s theorizations on everyday concepts with the aim of establishing relations between them and learning difficulties. The perspective we used approaches everyday concepts, like the ones developed from the experience, observation of the world that builds them from its perceptive properties - functional or contextual concepts of a referent. Before entering school, children share a lot of such knowledge. However, this is an everyday knowledge and it is not usually valued by school. Thus, understanding that in the chock between school (what it expects, requests) and students (with their personal history and socio-cultural references) there may happen what one started to call learning difficulties.Downloads
Published
11-04-2011
How to Cite
CENCI, A.; COSTAS, F. A. T. The intervenience of everyday concepts at school: an analysis on learning difficulties. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.3989. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3989. Acesso em: 18 may. 2025.
Issue
Section
Fundamentos Metodológicos
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.