ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.9200Abstract
O presente texto visa, frente à miscelânea que se tem produzido acerca da Educação do Campo, traçar os alicerces fundantes da Educação do Campo, de acordo com sua história que é oriunda da práxis dos movimentos sociais do campo. E é esse o primeiro fundamento da Educação do Campo, sua indissociabilidade com os movimentos sociais, seja em sua origem ou em sua prática. Também o território camponês e, de forma mais abrangente, a concepção de Campo, na qual esse é um espaço de vida, são fundamentais para a caracterização dessa modalidade da educação. A materialidade da Educação do Campo hoje se fundamenta também na conquista de políticas públicas para a sua manutenção. Os marcos regulatórios fincados pelos sujeitos do campo em sua luta por educação constituem elementos cruciais de tais práticas. Por fim, também são fundamentais as inovações pedagógicas e escolares proporcionadas pela Educação do Campo, que vão das proposições metodológicas, como a pedagogia da alternância à um projeto estrutural de campo e da sociedade vigente, que se localiza na contracorrente hegemônica. Tais fundamentos remetem, em seu conjunto, a uma práxis educacional socialmente comprometida, atrelada diretamente a uma concepção vinculada à formação e à emancipação humana e social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.