A EDUCAÇÃO COMO CURA PARA A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO NO PENSAMENTO DE COMENIUS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.1173Keywords:
Teologia, Educação, Moravianos, Ensino, Moral e piedade.Abstract
The thinking of Comenius has been revisited by various researchers concernedwith discussing the pedagogy of Comenius, being that he is known as "the father of modern
pedagogy". In contrast to this perspective, some researchers identify Comenius as a
theologian, emphasizing that while he was a pedagogue, his principal area of activity was
theology. Based on these contrasting perspectives, the objective of this research is to
demonstrate that the concept of education found in Comenius can best be understood based
on the presupposition of a fundamental inter-relationship between theology and pedagogy,
in that Comenius did not distinguish between the two. It is only with this presupposition
that it is possible to understand the motive for Comenius' understanding of education as
salvation for, or divine remedy for the cure of, the corruption of the human species, based
in teach, moral and piety, being that education has as its end regeneration and the
transformation of each person into a garden of delights for the Creator.
Downloads
Published
03-12-2009
How to Cite
LOPES, E. P. A EDUCAÇÃO COMO CURA PARA A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO NO PENSAMENTO DE COMENIUS. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 67–81, 2009. DOI: 10.17648/educare.v4i7.1173. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1173. Acesso em: 21 may. 2025.
Issue
Section
Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.