GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Maristela Angotti

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1675

Palabras clave:

formação continuada, gestão democrática, educador infantil, educação infantil, aprendizagem e desenvolvimento profissional

Resumen

A atuação do gestor nas instituições educacionais tem exigido dos profissionais a necessária revisão de seus princípios e procedimentos, face às modificações ocorridas nas últimas décadas em termos de política, legislação e conquistas sociais no plano nacional e internacional. A gestão democrática exige redefinições graves nos processos de formação, no quadro de necessidades e exigências pessoais e profissionais, além de compromissos pedagógicos, político-sociais impostos aos profissionais da área. Estas perspectivas delineiam uma instituição diferenciada e o entendimento de que a mesma possa se efetivar enquanto um espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Para enfrentar este desafio será necessário um novo perfil de gestor educacional, a ele caberá a tarefa de estabelecimento de um clima favorecedor para que às unidades de educação infantil possam ser entendidas como espaços privilegiados de formação cotidiana para os profissionais que nela atuam.

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

ANGOTTI, M. GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 355–365, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1675. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1675. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Políticas Educacionais