APRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Ivan Fortunato
  • Ivana de Campos Ribeiro
  • Solange de Oliveira Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.18412
Agencias de apoyo

Resumen

As pesquisas em Educação Ambiental não devem focar apenas a sustentabilidade ambiental, mas, algo que precede a razão que, com seus conceitos, tentam explicar os motivos pelos quais as pessoas devem mudar seus comportamentos com relação ao meio ambiental, apontando suas consequências danosas. Essa é a abordagem a utilizada pela maior parte dos educadores ainda buscam para trabalhar comportamentos pró-ambientais. Contudo, qualquer atitude está baseada muito mais nos valores de uma pessoa, do que no rol de conceitos que ela detém.  Mudar comportamentos implica mudar valores.

Biografía del autor/a

Ivan Fortunato

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Líder do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA) e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Editor da revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga.

Publicado

06-12-2018

Cómo citar

FORTUNATO, I.; RIBEIRO, I. de C.; MAGALHÃES, S. de O. APRESENTAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18412. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18412. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental