ENTREVISTA COM JOSÉ CARLOS SOUZA ARAÚJO: O POSITIVISMO NA PESQUISA NAS CIÊNCIAS HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18437Resumo
Mestre em História Social pela Universidade de São
Paulo (USP), e Doutor em Educação na área de Filosoa e
História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP), através da tese intitulada "Filosoa da Educação e
Realidade Brasileira no Pensamento Pedagógico Marxista". Atua
como professor e pesquisador com ênfase na área da Filosoa e
História da Educação, bem como nas áreas da Pedagogia e da
Didática. Desde 1979, tem trabalhado com a disciplina Filosoa
da Educação, e desde 1997, também com História da Educação.
Tem várias publicações vinculadas a tais áreas entre livros,
capítulos de livro, artigos e trabalhos completos, além de
participar como co-organizador de várias obras. É membrofundador
do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e
Historiograa da Educação da Universidade Federal de
Uberlândia, desde a sua emergência em setembro de 1990,
quando se ampliou o grupo de pesquisa "História, Sociedade e
Educação no Brasil" (Histedbr). É membro da Sociedade
Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000,
da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007.
Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é
Professor Titular, como professor colaborador; integra também a
Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) do Centro-Oeste -
REDECENTRO. Foi membro da Câmara de Assessoramento em
Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) entre
01/02/2007 e 31/01/2011. Além disso, atuou como pesquisador
visitante, nível 1, com o apoio do CNPq, junto ao Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB),
de março de 2009 a fevereiro de 2010. Entre janeiro e dezembro
de 2012, foi pesquisador visitante na Unicamp (Universidade
Estadual de Campinas), junto à Faculdade de Educação.
Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade de Uberaba (UNIUBE) como professor
permanente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.