A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO “ESCOLA SEM PARTIDO”

Autores/as

  • Joceli de Fatima Arruda Sousa Docente do Curso de Pedagogia da UNIOESTE campus Foz do Iguaçu
  • Thais Fernanda dos Santos dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19048
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Palabras clave:

Precarização, Trabalho, Docente.

Resumen

No presente trabalho discutimos a precarização do trabalho de uma forma genérica abordando a precarização do trabalho docente a partir do Projeto de Lei n°867/2015 denominado de Escola sem Partido do qual faz parte políticas de base conservadora e neoliberal que valorizam a meritocracia, as capacidades e competências dos alunos, e por consequência levam a desvalorização e precarização do trabalho docente com propostas pedagógicas que enxugam currículos que se dão através, por exemplo, da Reforma do Ensino Médio e do PL Escola sem Partido. Nesse contexto, o que este último projeto propõe implicaria a mudança da função docente através de ataque aos professores da educação, tirando-lhes a autonomia de ensinar, de educar e de avaliar. Diante disso, o objetivo precípuo deste trabalho, que está estruturado em um estudo de cunho bibliográfico, consiste em apresentarainda que de maneira introdutória uma análise do Escola sem Partido e com ela a precarização do trabalho docente que é a liquidação da escola pública como espaço de formação humana.Sobre a base dos pressupostos do Escola sem Partido é que iremos, neste trabalho, expor os problemas advindos desse Projeto de Lei e seus impactos na educação e no trabalho docente.

Biografía del autor/a

Joceli de Fatima Arruda Sousa, Docente do Curso de Pedagogia da UNIOESTE campus Foz do Iguaçu

Professora do Ensino Superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu. Centro de Educação, Letras e Saúde ? CELS. Licenciada em Pedagogia e Especialista em Fundamentos da Educação pela UNIOESTE. Mestre em Gestão e Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Enquanto professora do Ensino Superior tem experiência nas disciplinas de cunho metodológico, Política Educacional Brasileira e Organização do Trabalho Pedagógico. Desenvolve pesquisas atualmente na área de Política e Formação de Professores.

Thais Fernanda dos Santos dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda no curso de Pedagogia -  UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu

Publicado

02-03-2019

Cómo citar

SOUSA, J. de F. A.; DOS SANTOS DOS SANTOS, T. F. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO “ESCOLA SEM PARTIDO”. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19048, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19048. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19048. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO