ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA AUXÍLIO ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS TOLEDO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19980Palabras clave:
Ensino Superior, Assistência Estudantil, PermanênciaResumen
RESUMO
O presente estudo tem o objetivo de aferir junto aos discentes selecionados pelo Programa Auxílio Estudantil (PAE), o impacto deste Programa na vida acadêmica, averiguando sua efetividade no apoio à permanência dos discentes selecionados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo. Com o alargamento das contradições sociais e econômicas gestadas pela sociedade capitalista, ações são tomadas para democratizar o ensino superior e diminuir a evasão dos cursos superiores públicos. Nesta compreensão, tem-se a assistência estudantil, na perspectiva de ampliar as condições de permanência do discente no ensino superior, diante das dificuldades vivenciadas pela classe trabalhadora. Em resposta ao objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo com discentes selecionados pelo programa em questão. Com a análise dos dados levantados pela pesquisa, foi possível identificar que o PAE é relevante para a permanência do discente na instituição, apoiando-o para se dedicar aos estudos, tanto na parte econômica como psicológica, ainda que o Programa não suporta todas as despesas pertinentes à vida acadêmica. Apesar dos limites postos, como a seletividade e a não continuidade no recebimento, pode-se afirmar que o PAE é fundamental para a efetivação do direito à permanência dos discentes selecionados na instituição, diante das contradições geradas pela sociedade capitalista em curso.
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