SENTIDOS DE MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22156Palabras clave:
Educação Matemática, Filosofia da Matemática, FenomenologiaResumen
O texto apresenta uma discussão sobre o sentido de conhecimento na sociedade moderna que fundamenta na matemática suas reflexões e suas leis constitutivas da realidade, da natureza e da filosofia. Consonante aos estudos, podemos dizer que a matemática, na ciência moderna, é definida como uma metaciência, pois é por meio do conhecimento matemático que se define se um saber é científico ou não. A ciência moderna, que se caracteriza por ser axiomática e definir seus objetos por antecipação, expressa os fenômenos naturais por meio de leis e, desse modo, estabelece um critério para compreender a natureza, que é então dominada. Tendo em vista a sociedade contemporânea, nos propomos a pensar sobre matemática, retomando seu sentido original, enquanto um deixar aprender.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.