A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO MOVIMENTO DA HISTÓRIA: CAMINHOS PERCORRIDOS E OS IMPACTOS SOCIAIS ADVINDOS DESTE PERCURSO

Autores

  • Maria Luiza Barbosa Araujo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
  • Maria Márcia Melo de Castro Martins UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
  • Frederico Jorge Ferreira Costa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.23415
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação brasileira, Determinações Históricas, Reprodução Social.

Resumo

Tece um diálogo sobre a educação brasileira como particularidade integrante da totalidade social, concreta, com amparo em suas determinações históricas. Examina em que medida a educação nacional expressa o sentido onto-histórico desta vertente e discute seus desdobramentos sobre a sociedade brasileira. Este escrito configura uma demanda universitária de ordem teórica, com elementos de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam que a educação brasileira se materializa por diversos caminhos, alguns destes na luta por direitos essenciais às pessoas, a exemplo da conquista de aparatos legais que melhor asseguram a educação, embora como efeito de tensões no âmbito da sociedade capitalista, atendendo, quase sempre, a interesses da classe dominante, a favor do crescimento do capital nacional e internacional. Nesse sentido, foi possível identificar, no movimento da história, um conjunto de acontecimentos de natureza social, política e econômica determinantes para o desenvolvimento da sociedade pátria, como um todo. Com efeito, considera-se que a educação é componente essencial para a humanização do ser, reprodução da sociedade e emancipação humana, devendo ser cuidada como prioridade social.


 

 

Biografia do Autor

Maria Luiza Barbosa Araujo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Maria Luiza Barbosa Araújo é Pós-Graduanda em Ensino de Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, Campus da Universidade Estadual do Ceará – UECE. E-mail: marialuizabarbosa.ml@gmail.com

Maria Márcia Melo de Castro Martins, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Maria Márcia Melo de Castro Martins é Mestra e doutoranda em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Profa. do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UECE. E-mail: marcia.melo@uece.br

Frederico Jorge Ferreira Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Frederico Jorge Ferreira Costa é Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Prof. do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE. E-mail: frederico.costa@uece.br

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

ARAUJO, M. L. B.; DE CASTRO MARTINS, M. M. M.; COSTA, F. J. F. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO MOVIMENTO DA HISTÓRIA: CAMINHOS PERCORRIDOS E OS IMPACTOS SOCIAIS ADVINDOS DESTE PERCURSO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 154–174, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.23415. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23415. Acesso em: 19 abr. 2024.