O CONSELHO ESCOLAR NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS: PERSPECTIVAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE GUARULHOS-SP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24519
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Conselho escolar, Gestão democrática, Políticas públicas.

Resumen

O artigo destaca a possibilidade de o conselho escolar ser um instrumento que facilite a participação popular na gestão das escolas públicas municipais, abrindo espaço para sua efetivação democrática. Por meio de pesquisa documental, analisamos as políticas educacionais do município de Guarulhos-SP, com foco na presença dos conselhos escolares e da gestão democrática nos documentos oficiais, estabelecendo relações entre tais instâncias, políticas públicas e as possibilidades de gestão da educação básica. Os conselhos escolares em Guarulhos são espaços institucionais constituídos por diferentes atores da comunidade interna e externa, que tratam de diversos assuntos educacionais e buscam tomadas de decisões coletivas, visando a qualidade do ensino e os resultados de aprendizagem. Identificamos que no caso da cidade focada, em seu Plano Municipal de Educação e no Decreto 23.798/2006 [que instituía os conselhos escolares locais], as temáticas estavam alinhadas às perspectivas adotadas pela legislação estadual e nacional, reforçando o papel dos conselhos como mecanismos para o estabelecimento da gestão democrática.  

Biografía del autor/a

Dayse Renata da Silva, Especialista em Gestão da Educação Pública Municipal pela Universidade Federal de São Paulo.

Diretora de unidade escolar.

Paulo Roberto Prado Constantino, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Educação pela Unesp Campus Marília e professor da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS].

Publicado

29-12-2021

Cómo citar

SILVA, D. R. da; CONSTANTINO, P. R. P. O CONSELHO ESCOLAR NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS: PERSPECTIVAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE GUARULHOS-SP. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 349–366, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24519. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24519. Acesso em: 20 oct. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO