CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24989
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Educação municipal, gestão escola, professor.

Resumo

Este trabalho discute o tema da gestão na educação básica e a gestão democrática no âmbito da educação municipal. Seu objetivo é identificar práticas de gestão democrática numa rede de ensino municipal, na construção coletiva, na participação e na concretização das ações propostas pela rede de ensino. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com coleta de dados através de questionário estruturado aplicado a gestores da rede de ensino. Evidenciam-se práticas democráticas de gestão já na formulação de políticas de educação municipal em ações conjuntas entre a secretaria municipal de educação e as gestões escolares, promovidas pela participação de todos/as profissionais da educação. As ações não provêm somente dos gestores/as, mas dos contextos da escola, dos espaços da sala de aula, das reuniões pedagógicas, dos conselhos escolares e da integração e coletividade de uma participação efetiva.

Biografia do Autor

Almir Paulo dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós Doutor em Educação - UNISINOS

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo - UPF

Pós Doutora em Educação - UNISINOS

Simone Piletti Viscarra, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

DOS SANTOS, A. P.; ESQUINSANI, R. S. S.; VISCARRA, S. P. CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 327–348, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24989. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24989. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO