LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO CONTEXTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.26296
Agencias de apoyo
CAPES/CNPq

Palabras clave:

Educação, inclusão, capitalismo.

Resumen

A educação especial na perspectiva inclusiva é uma modalidade da educação que está respaldada por marcos jurídicos que visam promover a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. Contudo, a exclusão social gerada pelo capitalismo impõe diversas barreiras para a efetivação da inclusão deste público, cria expressões de uma exclusão específica que se materializam sob a forma de limites impostos às pessoas com necessidades educacionais especiais ao longo da vida. Nesse sentido, entendemos que a educação na perspectiva inclusiva pode ser pensada a partir do horizonte de uma utopia concreta; significa que, embora haja condições materiais e históricas para a eliminação das barreiras à inclusão, é devido à lógica de organização do Estado como instrumento de dominação da classe burguesa e pela apropriação privada dos meios de produção pelos capitalistas, que a inclusão deste público é precária e incipiente. Por fim, a educação inclusiva pensada enquanto utopia concreta, se apresenta como uma possibilidade real de efetivação da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, para tanto, viável por meio da superação do capitalismo.

Publicado

11-11-2022

Cómo citar

OLIVEIRA, L. A. de; JACQUES, L. F.; SCHÜTZ, R. LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO CONTEXTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 290–305, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.26296. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26296. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios