UMA ABORDAGEM DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PARA ALUNOS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27389Palabras clave:
GeoGebra. Ensino e aprendizagem em matemática. TIC.Resumen
O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, turma de Paragominas. Teve por objetivo discutir e sugerir novas abordagens que possibilitam melhorias no ensino de matemática por meio da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação a partir da elaboração de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo utilizando o GeoGebra. A partir dos dados coletados, por meio de questionários, foi possível compreender a percepção dos professores e alunos a respeito do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no ensino e aprendizagem em matemática. Os professores de matemática entrevistados reconhecem a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de matemática, entretanto, observa-se que o ensino de matemática, por eles praticado, continua replicando o método tradicional de ensinar essa disciplina. Com as informações coletadas, após a validação da sequência didática, ficaram evidentes os benefícios que as TICs podem trazer para o ensino e aprendizagem em matemática.
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