Resistência Camponesa: a luta por terra e educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.28849

Palabras clave:

Resistência; Educação; Movimentos Sociais do Campo; MST.

Resumen

Este artigo pretende analisar de maneira breve o percurso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e seu engajamento e organização coletiva na luta pela terra, considerando a educação como parte do processo de formação da resistência camponesa. Para atingir o objetivo proposto será realizada pesquisa bibliográfica fundamentada no materialismo histórico dialético referencial teórico que nos possibilitará analisar as contradições que permeiam e justificam o enfrentamento dos movimentos sociais do campo ao modo de produção capitalista. Como resultado final pretendemos descrever algumas considerações sobre a importância da educação na formação da consciência de classe e sua contribuição para a continuidade da luta dos camponeses por terra, educação e reforma agrária.

Publicado

12-04-2023

Cómo citar

NOGUEIRA , F. . M. G. .; BRAUN , J. C. Resistência Camponesa: a luta por terra e educação. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 257–273, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.28849. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28849. Acesso em: 21 may. 2024.