COORDENADORIA DE ACESSIBILIDADE DA UFPA

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29669

Resumen

Este artigo tem como objetivo abordar as experiências e desafios do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Pará, a partir da descrição e discussão das ações desenvolvidas com estudantes com deficiência, por meio do Programa de Acessibilidade - PROACESS. A metodologia adotada foi o estudo descritivo-analítico de base documental. Para tanto, foram analisados documentos do Programa de Acessibilidade – PROACESS e da Política Nacional de Educação Especial. Os resultados apontaram que o Programa apresenta possibilidades de apoio psicopedagógico, auxílios financeiros, bolsas acadêmicas, acompanhamento técnico especializado e formação continuada de acordo com o tipo de deficiência. Conclui-se que os projetos que fazem parte do PROACESS imprimem caminhos que podem avançar na inclusão da pessoa com deficiência, no que tange ao acesso e à permanência. No entanto, há desafios, como a necessidade de ampliação de verbas e maior acesso das pessoas com deficiência para ocupar as vagas ofertadas pela universidade.

Biografía del autor/a

Arlete Marinho Gonçalves, Universidade Federal do Pará

 

 

Publicado

11-11-2022

Cómo citar

GONÇALVES, A. M. . .; TEIXEIRA, S. R. dos S. . COORDENADORIA DE ACESSIBILIDADE DA UFPA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 99–124, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29669. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29669. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios