A Universidade ontem e hoje. E amanhã?
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i47.30332Palabras clave:
Educação; História da Educação; Universidade Brasileira.Resumen
Este artigo objetiva explicitar a história da universidade brasileira, tendo em vista a compreensão dos desafios que estão colocados para ela no atual momento. Para isso, primeiramente, apresentamos um panorama acerca dos infindáveis ataques a que se encontra submetida, desfechados por diferentes agentes políticos e sociais, sobretudo pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Na sequência, fazemos um recuo histórico para verificar, quando, como, de que modo e a finalidade para a qual foi criada. Por fim, apontamos alguns elementos que podem contribuir para que a universidade recupere seu protagonismo, sua relevância social e ajudar a transformar a sociedade existente.
Citas
BARROS, R. S. M. de. A ilustração brasileira e a ideia de universidade. São Paulo: Convivio, 1959.
BARROS, R. S. M. de. Júlio de Mesquita Filho e a Universidade. In: BARROS, R. S. M. de. Estudos Brasileiros. Londrina: Editora da UEL, 1997. p. 125-134.
CAMPOS, E. de S. História da Universidade de São Paulo. São Paulo: São Paulo, 1954.
CAPELATO, M. H.; PRADO, M. L. O bravo matutino. Imprensa e ideologia: o jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo: Alfa-Omega, 1980.
CARDOSO, I. R. A Universidade da Comunhão Paulista. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1982.
CUNHA, L. A. A Universidade Temporã. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.
FARIA, J. R. Guia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 1965.
FÁVERO, M. de L. de A. Universidade & Poder: análise crítica/ fundamentos históricos: 1930-45. Rio de Janeiro: Acihiamé, 1980.
FÉTIZON, B. A. de M. Faculdade de Educação, antecedentes e origem. Revista Estudos Avançados, v. 8, n. 22, p. 365-373, set./dez. 1994.
MESQUITA FILHO, J. de. A Crise Nacional. São Paulo: Seção de Obras de O Estado de S. Paulo, 1925.
NASCIMENTO, T. A. Q. R. Pedagogia conservadora liberal modernizadora. Campinas, SP: Autores Associados-FE/Unicamp, 1997.
ORSO, P. J. Liberalismo, neoliberalismo e educação. Roque Spencer Maciel de Barros, um ideólogo da educação brasileira. 2003. Tese (Doutorado em História, Filosofia e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
PACHECO E SILVA, A. C. Armando de Salles Oliveira. São Paulo: Livraria Editora Martins S. A, 1966.
SILVEIRA, M. J. A evolução da concepção de universidade no Brasil. In: TUBINO, M. J. G. (ORG.). A universidade ontem e hoje. São Paulo: Ibrasa, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.