PRÁTICAS DIALÓGICAS DE GESTÃO EDUCATIVA E A CONTEMPORANEIDADE DE PAULO FREIRE: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO APRENDENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30781

Palabras clave:

Mediação Dialógica; Modelos Clássicos da Administração; Gestão Democrática.

Resumen

Este texto aborda as relações possíveis entre o ideário freiriano e as práticas constitucionais de gestão democrática como princípio do ensino público. Trata-se de um relevante movimento que rompe uma tradição da administração escolar fundamentada em teorias clássicas como o taylorismo, o fordismo e o fayolismo, para se tornar uma mediação dialógica inspirada nos princípios freirianos. As reflexões sobre essa relevante tendência permitem evidenciar características da escola como organização que se transforma e, com isso, pode ser tipificada como ‘aprendente’. Nessas análises, a aproximação teórico-prática entre a gestão democrática e o pensamento freiriano ocorreram usando categorias como os tipos ideais weberianos. Assim, a dialogicidade, a emancipação e a participação representaram construtos de análises que permitiram identificar aproximações entre a teoria freiriana, elaborada em meados do século XX, e os princípios do ensino público promulgados no processo de redemocratização do país, sistematizados na Constituição Federal em 1988.

Publicado

20-03-2023

Cómo citar

SALLÁN , J. G.; REIS , M. L. . PRÁTICAS DIALÓGICAS DE GESTÃO EDUCATIVA E A CONTEMPORANEIDADE DE PAULO FREIRE: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO APRENDENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 95–118, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30781. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30781. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb