Preocupações dos professores de Educação Física: passado, presente e indícios futuros
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.31060Palabras clave:
Preocupação; Educação Física; Trabalho Docente.Resumen
Esse ensaio teórico retrata uma discussão frente às preocupações propostas no modelo teórico de Fuller e Bown (1975) e as preocupações atuais dos docentes que emergem da realidade de trabalho dos professores. Os docentes são acometidos durante seu trabalho por situações e problemas que influenciam sua prática pedagógica. Essas situações são mensuradas pelos professores como preocupações e estão atreladas aos fatores intervenientes do seu trabalho e atuação profissional. A partir da literatura investigada observa-se que a teoria das preocupações, elaborada por Fuller e Bown (1975) é a referência para os estudos. Esse modelo teórico propõe uma divisão de três dimensões de preocupações: Consigo, que se refere a inquietações sobre a sobrevivência do professor no trabalho; Tarefa, que agrupa preocupações relacionadas as tarefas que são designadas ao docente; Impacto da Tarefa, no qual o professor volta a sua atenção para as necessidades de aprendizagem dos alunos. Nos últimos anos a literatura científica apresenta novas evidências que apontam para a existência de outras dimensões e indicadores de preocupações de professores: Saúde, Políticas Públicas, Questões Sociais e Formação Docente. Conclui-se a necessidade de rever o modelo teórico de preocupações de professores, considerando à realidade atual, para verificar a incidência das dimensões evidenciadas no modelo teórico de Fuller e Bown, bem como as novas demandas e dificuldades que inquietam os docentes em sua prática profissional.
Citas
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