A PRÁTICA DOS CASTIGOS E PRÊMIOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO SÉCULO XIX: DO LEGAL AO REAL

Autores/as

  • André Paulo Castanha

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.3724

Palabras clave:

Legislação educacional, Escola primária, Educação no Império.

Resumen

Os historiadores da educação, especialmente Manacorda, têm destacado o sadismo pedagógico como uma das características básicas do processo educativo ao longo da história da educação. No Brasil, a história não foi diferente, visto que a prática dos castigos e da distribuição de prêmios esteve presente nas escolas primárias do século XIX, caracterizando-se como elementos centrais na ação pedagógica dos docentes. Ao acatar tal afirmação, tenho como objetivo central no presente texto, investigar os mecanismos utilizados pelos professores e/ou Estado para difundir determinados valores e princípios entre os alunos. A análise das fontes primárias revela o caráter sádico da escola primária imperial, e permite afirmar que a prática dos castigos e prêmios foram componentes importantes do currículo escolar, contribuindo efetivamente para a introdução de determinados valores na população escolar e, por meio dela, na sociedade.

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

CASTANHA, A. P. A PRÁTICA DOS CASTIGOS E PRÊMIOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO SÉCULO XIX: DO LEGAL AO REAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 245–259, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i8.3724. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3724. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos Metodológicos