PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO ENVOLVENDO A CULTURA ESTUDANTIL NA LICENCIATURA EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.10783Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa de natureza empírica que tem como objetivo compreender alguns aspectos a respeito da formação de professores por meio de um estudo sobre a cultura estudantil no âmbito da licenciatura em Química de uma universidade estadual paulista, localizada no interior do estado. Baseando-se em estudos e referenciais teóricos que discutem questões relacionadas à cultura escolar e cultura estudantil, como Bourdieu (1975), Becker e Geer (1997), Pérez Gómez (1998), Viñao Frago (1998) e Julia (2001) entre outros, firmou-se hipótese inicial voltada para a idéia de que processos de socialização, em especial, a absorção da cultura do curso sobre formação docente ocorre não apenas em suas interações em sala de aula, mas também em ambientes externos aos curriculares, onde questões voltadas a tal formação podem ser tratadas com frequência e geralmente sofrer influências por aspectos negativos da profissão docente. Foram utilizados como procedimentos metodológicos observações e entrevistas com roteiro semiestruturado e os resultados confirmaram a hipótese inicial a partir de seis chaves de análise que agruparam as informações sobre a caracterização dos alunos; a vida nas salas de aula e laboratórios; as atividades fora de tais ambientes; referências ao currículo e à função docente; interação entre alunos e suas escolhas e expectativas profissionais. Os dados permitem ainda identificar diversificadas práticas por meio das quais alunos veiculam valores, normas, costumes, expectativas e domínio de campos de saber e de atividades.
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