TRAJETÓRIAS NEGRAS DISCENTES NO ESPAÇO ACADÊMICO: O QUADRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DIANTE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12603Mots-clés :
Ações afirmativas. Trajetórias socioespaciais. Espaço acadêmico.Résumé
A década de 2000 representa para o Brasil o período de discussão e implementação das ações afirmativas nas instituições de ensino superior (IES). A proposta que apresentamos consiste em uma abordagem de algumas trajetórias coletivas e individuais de estudantes negrxs graduadxs na Universidade Federal de Goiás e que estão cursando ou concluíram a pós-graduação stricto sensu. Um levantamento preliminar indica que a participação em projetos ou programas de ações afirmativas e em coletivos de estudantes negrxs ou núcleos de estudos afro-brasileiros propicia uma ampliação da experiência acadêmica, incluindo a continuidade na pós-graduação, resultando na formação de um movimento negro de base acadêmica e de territórios racializados (negros ou interraciais).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.