PROBLEMAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: DEFINIÇÕES E DETERMINANTES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.14204Palavras-chave:
Problemas e Transtornos de Aprendizagem, Definições e Determinantes, Análise do ComportamentoResumo
O presente trabalho é uma revisão acerca de definições e determinantes de problemas e transtornos de aprendizagem, tratados de modo diverso a depender de diferentes autores e abarcando um amplo espectro de problemáticas. Não existe consenso nas definições, muito embora a maior parte localize o problema ou transtorno no indivíduo (causas neurobiológicas). Causas genéticas, emocionais ou mesmo afetas à família do indivíduo também são assumidas. Determinantes externos ao indivíduo como pedagógicos são menos referidas. Numa abordagem analítico-comportamental o mais importante é entender as condições em que se dá a aprendizagem, pois a alteração de tais condições de forma a planejar um ensino eficaz é o que possibilitará o aprender. Outras informações e mitos sobre transtornos de aprendizagem também são discutidos, concluindo-se que a habilidade de leitura é a desordem mais comum isoladamente e em associação com outras, uma vez que se trata de habilidade que afeta todas as demais.
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