METAESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ESCOLA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.14381Mots-clés :
Educação do Campo, Escolas do Campo, Meta-análise.Résumé
A escola do campo apresenta como desígnio contribuições no processo de transformação social dos sujeitos inseridos no campo e, por sua característica transformadora, tem sido o foco de inúmeras investigações acadêmicas. Dessa forma, este texto tem por objetivo apresentar um metaestudo, realizado a partir dos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes, sobre a Educação do Campo e as Escolas do Campo, sendo uma pesquisa de caráter qualitativo. Foram localizados, no período de 2008 a 2015, 26 artigos sobre a temática, sendo estes analisados. Diante dos questionamentos que avaliam se as produções científicas nacionais aproximam-se da identificação do perfil de escola que está sendo formada no campo e se o perfil identificado é considerado com potencial para atender a Educação do Campo e suas especificidades. O presente estudo pretende promover uma reflexão acerca das dificuldades e possibilidades da Educação do Campo em atender às demandas educativas da população daquele contexto, segundo as análises de diferentes autores publicadas em periódicos. Para atender ao objetivo da pesquisa, o trabalho foi dividido em uma breve revisão bibliográfica sobre a trajetória da Educação do Campo, dando enfoque nas escolas localizadas no campo e, posteriormente, a metodologia, a categorização e análise dos artigos localizados. Por fim, são destacadas as conquistas importantes no âmbito da legislação brasileira no cenário da Educação do Campo, porém evidenciados elementos dificultadores para a estruturação efetiva de perfil educativo compatível com tal legislação e as necessidades da população.
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