UM LEVANTAMENTO SOBRE AS CONDIÇÕES PARA O ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Autores

  • Luiz Alexandre Barbosa de Freitas
  • Natália de Mesquita Matheus
  • Ana Cláudia Shiga

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.16325
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso

Palavras-chave:

training, experimental analysis of behavior, teaching laboratory

Resumo

O ensino de Análise Experimental do Comportamento (AEC) no laboratório, presente desde a criação dos primeiros cursos de Psicologia no Brasil, tem sido objeto de discussão recente em razão da substituição dos laboratórios reais (com ratos) pelos modelos virtuais. Além deste, há outros aspectos do ensino de Psicologia Experimental (PE) e Análise do Comportamento (AC) na graduação dos quais se dispõe de pouco ou nenhum dado. O objeto desta pesquisa foi levantar algumas características do ensino de PE e AEC em cursos de Graduação em Psicologia de instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil. Foi utilizado um questionário online para a coleta dos dados junto aos cursos de graduação. Obteve-se 249 respostas ao instrumento das quais 160 foram consideradas para análise. Verificou-se que a distribuição das respostas foi equivalente à distribuição dos cursos de Psicologia pelas regiões do país. Merecem destaque os resultados que indicam que 20% dos cursos não têm nenhum laboratório (real ou virtual) e 40,63% não têm laboratório real. A região nordeste é que têm o maior percentual de cursos sem nenhum laboratório e a região com o menor percentual é a sudeste. Sobre a formação dos professores que lecionam disciplinas de PE e AEC constatou-se que 26,26% têm formação em outras áreas que não as dessas disciplinas. Verificou-se ainda que, entre os cursos que representaram a amostra, 5% não possui nenhum professor apto a lecionar PE ou AEC; 31,88% possui um professor; 33,75% possui dois professores; 16,88% possui três professores; e 12,50% possui quatro ou mais professores. As implicações desses resultados para a formação e as limitações deste estudo são discutidas.

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Publicado

12-12-2017

Como Citar

DE FREITAS, L. A. B.; MATHEUS, N. de M.; SHIGA, A. C. UM LEVANTAMENTO SOBRE AS CONDIÇÕES PARA O ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.16325. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16325. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Análise do Comportamento, Educação e Contemporaneidade