O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Paulo Gomes Lima
  • Sandra Mendes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1656

Palavras-chave:

escola, educação, formação de professores, coordenador pedagógico

Resumo

Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no seio da escola de educação básica, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais
na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico-metodológico, ao estabelecimento de um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Por meio de uma revisão de literatura, de discussões e análise de vivências no cotidiano da escola, selecionamos alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que nos possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LIMA, P. G.; DOS SANTOS, S. M. O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 77–90, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1656. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente