VINHO NOVO EM ODRES VELHO: RELACIONAMENTOS E NOVAS TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIA

Auteurs-es

  • Andrea Pacifico Universidad Nacional del Litoral
  • Graciela Perusini Instituto Superior del Profesorado
  • María Emilia Bertín Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown
  • Claudia Peralta ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"
  • Betiana Tassi Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"
  • Rosa Moretti Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18133
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Professores de Ensino Primário, Workshop de Prática IV e Ateneo, Avaliação.

Résumé

A professora de educação primária da Província de Santa Fe, na Argentina, está realizando um novo desenho curricular que incorporou um novo espaço curricular em sua estrutura: o Workshop Prático IV e o Ateneo. Três anos após a sua implementação foi destinado a construir conhecimento para avaliar esta experiência do que acontece no Instituto No. 8 Almirante Guillermo Brown. As questões que orientaram este processo de pesquisa avaliadora referem-se aos sentidos de que os sujeitos envolvidos estão construindo sobre esta transformação curricular, que tem sido objeto de tensões e controvérsias. Para realizá-lo, adotou-se uma abordagem alternativa que possibilitou avaliar programas complexos que, quando desenvolvidos em diferentes contextos, apresentam diversos processos e resultados. A linha teórica que foi assumida leva elementos e contribuições de autores como Parlett e Hamilton, Stake, House, Eisner para construir um quadro teórico e metodológico que permitiu determinar em grande medida o que avaliar e como fazê-lo, bem como o lugar que os atores assumem interno e externo ao projeto educacional que pretende ser avaliado. Neste contexto, a pesquisa documental e a entrevista foram as principais técnicas de coleta de dados. Quanto às conclusões obtidas, enfatiza-se que este espaço é visto como complexo e está em plena construção assumindo configurações diferentes aos olhos dos atores envolvidos. Ainda não há construções coletivas visíveis sobre as expectativas geradas e as contribuições que presta ao treinamento dos alunos. Essas descobertas podem contribuir para o desenvolvimento de arranjos institucionais para fazer ajustes ou transformações visando alcançar uma melhoria significativa no treinamento dos alunos.

Bibliographies de l'auteur-e

Andrea Pacifico, Universidad Nacional del Litoral

Profesora de Filosofía, Magister en Didácticas Específicas, Doctoranda en Educación en Ciencias Experimentales. Professora de Epistemología y Formación Docente, vinculado ao Universidad Nacional del  Litoral y  Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown

Graciela Perusini, Instituto Superior del Profesorado

Profesora de Filosofía, Magister en Didácticas Específicas, Doctoranda en Educación en Ciencias Experimentales. Professora de Epistemología y Formación Docente, vinculado ao Universidad Nacional del  Litoral y  Instituto Superior del Profesorado 

María Emilia Bertín, Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown

Profesora de Educación Primaria, área de actuación: Formación docente, vinculado ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown

Claudia Peralta, ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

Profesora de Educación Primaria, área de actuación: Formación docente, vinculado ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown

Betiana Tassi, Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

Profesora de Educación Primaria, área de actuación: Formación docente, vinculado ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

Rosa Moretti, Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

Profesora de Matemática, área de actuación: Formación docente, vinculado ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown". 

Téléchargements

Publié-e

20-12-2017

Comment citer

PACIFICO, A.; PERUSINI, G.; BERTÍN, M. E.; PERALTA, C.; TASSI, B.; MORETTI, R. VINHO NOVO EM ODRES VELHO: RELACIONAMENTOS E NOVAS TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18133. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18133. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política