JOGO DE TABULEIRO: CONTRIBUIÇÕES NA LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.18486Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar se
o ensino de relações entre palavra ditada e palavra impressa por
meio de um jogo de tabuleiro facilitaria a leitura das mesmas
palavras retiradas de um contexto de história para crianças com
idade entre 7 e 12 anos, matriculadas no Ensino Fundamental. As
sessões de ensino foram conduzidas, em equipe, utilizando o jogo
de tabuleiro, intercaladas com as sessões individualizadas de
avaliação de leitura das 18 palavras ensinadas (seis para cada
história/jogo). Para avaliar a leitura, foi empregado um
delineamento de linha de base múltipla entre conjunto de palavras
de cada livro/jogo. Os resultados mostraram que os seis
participantes que, antes do ensino, leram corretamente nenhuma
ou poucas palavras a serem ensinadas, aumentaram o número de
acertos ao longo do procedimento de ensino. Foram conduzidas
duas ou três sessões de ensino utilizando o jogo de tabuleiro. De
modo geral, os participantes apresentaram maiores
porcentagens de acertos nas tentativas em que o colega
respondia primeiro ao invés daquelas em que era o participantealvo.
As avaliações sucessivas de leitura realizadas demonstraram
que os participantes leram corretamente palavras ensinadas e
mantiveram o desempenho. Os resultados sugerem que o
procedimento pode ser útil para favorecer a leitura de alunos que
apresentavam comportamento textual incipiente. Estudos
futuros devem garantir maior controle de variáveis para aumentar
a ecácia do uso do jogo de tabuleiro.
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