OS SABERES DA PRÁTICA ALFABETIZADORA CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.18822Mots-clés :
saberes docentes, professoras iniciantes, prática pedagógica alfabetizadora.Résumé
O presente trabalho é fruto de um relato de experiência realizada numa pesquisa com três professoras iniciantes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola do sistema público municipal de Caxias-MA. Primamos como métodos de investigação as conversas e observações que foram registradas num diário de pesquisa e aparelho de áudio. Tem como objetivo compreender como são mobilizados os saberes da prática alfabetizadora no cotidiano das professoras iniciantes. A perspectiva teórico-epistemológica adotada foram os Estudos do Cotidiano, e para compreender as narrativas das pesquisadas escolhemos a Epistemologia da Complexidade, tendo em vista que os saberes aprendidos por elas se dão em múltiplos contextos e se materializam em suas práticas pedagógicas cotidianas viabilizando o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que as professoras iniciantes, buscam inúmeras táticas e estratégias como forma de contribuir para o processo de alfabetização das crianças, entrelaçando o que sabem com outros saberes provenientes de várias dimensões e contextos de aprendizagem, utilizando da sua criatividade na criação de instrumentos didáticos e pedagógicos, aulas passeio, gênero epistolar, interpelação aos alunos nas atividades propostas, entre outras práticas, que acabam explorando suas habilidades de leitura, escrita e interpretação, as quais se mostram potencialmente significativas e relevantes para a escolarização dos sujeitos aprendentes.
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