COMPANHIA DE JESUS E O PADROADO RÉGIO: RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE COLONIZAÇÃO, CIVILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.20000Mots-clés :
Educação, História da Educação, Império Português, Companhia de Jesus.Résumé
Trata-se de uma pesquisa sobre as relações entre educação e civilização, ocorridas no período colonial durante a expansão ultramarina portuguesa. A análise da atuação da Companhia de Jesus fornecem subsídios para a compreensão das relações humanas dentro do contexto colonial lusitano, em territórios cujas culturas eram estabelecidas. Este estudo foi realizado a partir da historiografia contemporânea da educação. O conceito de educação utilizado no trabalho está interligado à ideia de civilidade enquanto aperfeiçoamento do comportamento social, na qual o ato de educar compreende retirar do homem aquilo que lhe é instintivo e primitivo e a introjeção das normas sociais estabelecidas, consoante ao contexto histórico proposto. Em razão da influência da Ordem para educação na modernidade, a pesquisa buscou preencher uma lacuna nos estudos sobre a colaboração da Companhia de Jesus para expansão da cultura ocidental por uma perspectiva educacional.
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