EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DO E-LEARNING NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22914
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Educação a distância, treinamento e desenvolvimento, educação corporativa.

Résumé

A aprendizagem de profissionais encontra-se num ambiente cada vez mais competitivo e desafiador, com o incremento do uso de novas tecnologias e ferramentas digitais para dar mais velocidade e acompanhar o ritmo globalizado exigido no mercado de trabalho. Este artigo analisa a relação entre a educação corporativa e o uso de ferramentais digitais (educação a distância/e-learning) por meio da análise de dados secundários recentes sobre aprendizagem a distância no Brasil (Censo 2016/2017) e um relatório de indicadores e resultados do treinamento no Brasil, nos anos de 2016/2017. A análise abrangeu dados de empresas brasileiras que investem em treinamento no formato e-learning. Os resultados mostraram que, apesar do ensino (treinamento) em formato presencial ainda ser expressivo, existe firme tendência pelo uso no formato EAD/e-learning, com uma busca por metodologias mais complexas por parte das organizações.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Zilda Castro Santos Welter, PUCPR

Mestranda em Administração na PUCP.. Bacharel em Administração, MBA em Gestão nos Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mestre e doutora em Educação. Avaliadora institucional e de curso do MEC/INEP.

Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCPR.

 

 

 

 

 

 

 

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Publié-e

06-01-2020

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CASTRO SANTOS WELTER, M. Z.; DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, A. M. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DO E-LEARNING NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22914, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22914. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22914. Acesso em: 3 juill. 2024.