O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.23476
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

política de ação afirmativa, sistema de cotas, pós-graduação.

Résumé

O objetivo deste estudo é apresentar um panorama sobre o acesso de estudantes negros em um programa de pós-graduação em Educação (PPGE), sem política de cotas, de uma Universidade pública Federal no período de 2013 a 2018. A análise de dados incidiu sobre registros do PPGE acerca do ingresso e egresso de seus mestrandos. Conclui-se que apesar de um aumento significativo de pós-graduandos pretos e pardos nesse contexto, tal quociente ainda não é suficientemente representativo se comparado aos números de estudantes brancos nesses espaços. Nesse sentido, esse trabalho pode apresentar elementos a serem considerados na implementação de políticas de reserva de vagas nesta modalidade de ensino com vistas ao acesso e permanência da população negra nos cursos de pós-graduação no Brasil.

Bibliographies de l'auteur-e

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Pulo. Docente no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP)  no Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e doutorado)

Luiz Carlos Novaes, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Educação e Ciências Sociais pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP, 2004) e Pós-doutorado em Educação (USP, 2012). Docente no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP) nos cursos de graduação e pós-graduação.

Erick Dantas da Gama, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo

Téléchargements

Publié-e

20-07-2021

Comment citer

MARTINS, E.; NOVAES, L. C.; DANTAS DA GAMA, E. O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 120–148, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.23476. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23476. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL