COMPREENSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM ARTIGOS DE UM EVENTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.28613

Mots-clés :

Educação não-formal; Campos de atuação; Espaços não-formais de ensino; Formação de professores.

Résumé

O presente artigo teve como objetivo compreender o que é a educação não-formal e o que vem sendo discutido sobre a temática em evento da área da educação. Para tanto fizemos uma análise dos trabalhos publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo. A partir das etapas da pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados foram levantadas três categorias: 1- Campos de atuação; 2- Espaços de ensino não-formais; e 3- Formação de professores. Em síntese, foi possível compreender que a educação não-formal: foi associada à atuação do pedagogo, o que permite a ampliação da atuação a diversos campos além da escola, como: empresarial, hospitalar e social; pode ocorrer em espaços não formais, como em passeios em locais históricos, museus, visitas em bibliotecas; a formação continuada é fundamental para a valorização de espaços e práticas não-formais de ensino.

Téléchargements

Publié-e

20-12-2022

Comment citer

SILVA, J. J. da .; LEMOS, F. R. M. COMPREENSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM ARTIGOS DE UM EVENTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 226–242, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.28613. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28613. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos e Ensaios