O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.6120Mots-clés :
PIBID, Ensino Superior, Geografia, Permanência, Acesso.Résumé
Nos últimos anos, os dados do censo da Educação Superior publicados pelo INEP apontam para um aumento do número de matrículas no Ensino Superior no país. Parte considerável destas novas matrículas é de alunos pertencentes às classes menos favorecidas e que, portanto, precisam conciliar trabalho e estudo para poderem custear os gastos com o Ensino Superior. Neste sentido, ao desafio do acesso a universidade soma-se o de garantir a permanência destes alunos no ensino superior e o aproveitamento pleno dos mesmos neste processo de escolarização. Desta forma, o presente artigo busca analisar os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) enquanto uma política pública de permanência dos licenciandos no Ensino Superior através da análise de um caso. Para tanto, analisamos os dados obtidos através de questionários e entrevistas de alunos do curso de Licenciatura em Geografia de IES Pública do Paraná que participam do PIBID. Em nossa perspectiva, é fundamental que atentemos para a necessidade do desenvolvimento de políticas semelhantes a esta que enfrentem o desafio de garantir aos alunos das classes menos favorecidas não apenas o acesso, mas a permanência e a plena escolarização no Ensino Superior.
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