A QUESTÃO DA REPROVAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v3i6.817Mots-clés :
Reprovação, Papel do professor, Prática pedagógica.Résumé
Este trabalho trata de resultados parciais de uma pesquisa integrada realizada por um grupo de pesquisadores vinculados ao Programa de Mestrado em Educação/UCDB, enfocando o problema da reprovação na concepção do professor e suas implicações na prática pedagógica. O grupo realiza, desde 2000, um trabalho junto às escolas de ensino fundamental das redes públicas estadual e municipal, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, por meio de parceria entre a UCDB e as Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Os objetivos da pesquisa são: investigar a leitura que professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Campo Grande/MS fazem sobre a reprovação e analisar as implicações da concepção do papel do professor sobre a questão da reprovação na prática pedagógica. Constata-se que a leitura que professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Campo Grande/MS fazem sobre a hipótese da reprovação de 50% de alunos de uma determinada turma pode ser categorizada da seguinte maneira: 25% do total dos respondentes concordam com este índice de reprovação; 65% do total dos respondentes discordam com este índice de reprovação; 10% do total dos respondentes não sabem, não responderam ou deixaram em branco a questão. Embora não seja uma pesquisa concluída, os dados mostram que há uma melhora no entendimento do professor sobre a influência dos diferentes contextos no desenvolvimento do aluno.
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