COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS.
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.8819Mots-clés :
inclusão escolar, modelos de colaboração e alunos com Necessidades Educacionais EspeciaisRésumé
Este artigo é um relato de experiência que teve o objetivo de descrever o desenvolvimento da aprendizagem de alunos inscritos em um mini-curso na VIII jornada Científica e Tecnológica da Universidade Federal de São Carlos que abordou conhecimentos específicos sobre a prática de ensino e consultoria colaborativa na inclusão escolar. Fizeram parte deste estudo dez alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional. O instrumento utilizado para mensurar o aprendizado dos graduandos foi um questionário com questões abertas que tinham como objetivo verificar o repertório de entrada e de saída dos participantes no que se refere ao conhecimento de aspectos gerais abordados durante a formação. A análise de dados foi predominantemente qualitativa e comparativa a fim de verificar as mudanças ocorridas no repertório de aprendizagem dos participantes. Os resultados demonstram consideráveis modificações no discurso dos graduandos que se refere aos modelos de colaboração. Considera-se por meio dos resultados que a didática utilizada proporcionou aos alunos essa compreensão e ainda que conhecimentos sobre a temática necessitam ser divulgados no país.
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