UNIVERSIDADES PARA TODOS: A PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Silvana Malusá
  • Lázara Cristina da Silva
  • Amanda Fernandes Santos
  • Maria Isabel de Araújo
  • Tatiane Ferreira de Sousa
  • Karla Vanessa da Silva Giló

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.9262

Palavras-chave:

Ensino Superior – Educação Inclusiva – Docência Universitária

Resumo

A educação especial é um desafio aos profissionais do ensino e, embora melhorias tenham sido movidas pela legislação, deparamo-nos com uma realidade preocupante quando atentamos para o ensino superior. Procurou-se saber: Qual a concepção de deficiência os docentes do Ensino superior possuem? Ainda, qual a concepçao de formação de professores e de processos de ensino e de aprendizagem estes profissionais possuem?  Ao pensarmos nessa problemática, desenvolvemos uma investigação em uma universidade da região Centro-Oeste do Brasil cujos participantes foram 27 docentes do curso de Pedagogia. Guiamo-nos pelo objetivo de identificar as concepções de deficiência, de formação de professores e do processo de ensino-aprendizagem que os docentes universitários possuem frente à questão da educação inclusiva, visando perceber se elas congregam com a perspectiva de uma prática inclusiva. Utilizamos das abordagens metodológicas, qualitativa e, igualmente importante, quantitativa, com aplicação de questionários. Pudemos concluir que os participantes preocupam-se com as questões da educação especial, visto que a maioria (66,7%) considera muito importante a acessibilidade física e acadêmica para que o universitário com deficiência conclua a formação profissional com eficácia. Atentamos à importância da organização de formação continuada para toda a população universitária, porque as informações acerca da educação especial permitem às universidades se adequarem ao paradigma da educação inclusiva.   

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Publicado

12-09-2014

Como Citar

MALUSÁ, S.; DA SILVA, L. C.; SANTOS, A. F.; DE ARAÚJO, M. I.; DE SOUSA, T. F.; DA SILVA GILÓ, K. V. UNIVERSIDADES PARA TODOS: A PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i0.9262. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9262. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Formação de Professores