UNIVERSIDADES PARA TODOS: A PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.9262Mots-clés :
Ensino Superior – Educação Inclusiva – Docência UniversitáriaRésumé
A educação especial é um desafio aos profissionais do ensino e, embora melhorias tenham sido movidas pela legislação, deparamo-nos com uma realidade preocupante quando atentamos para o ensino superior. Procurou-se saber: Qual a concepção de deficiência os docentes do Ensino superior possuem? Ainda, qual a concepçao de formação de professores e de processos de ensino e de aprendizagem estes profissionais possuem? Ao pensarmos nessa problemática, desenvolvemos uma investigação em uma universidade da região Centro-Oeste do Brasil cujos participantes foram 27 docentes do curso de Pedagogia. Guiamo-nos pelo objetivo de identificar as concepções de deficiência, de formação de professores e do processo de ensino-aprendizagem que os docentes universitários possuem frente à questão da educação inclusiva, visando perceber se elas congregam com a perspectiva de uma prática inclusiva. Utilizamos das abordagens metodológicas, qualitativa e, igualmente importante, quantitativa, com aplicação de questionários. Pudemos concluir que os participantes preocupam-se com as questões da educação especial, visto que a maioria (66,7%) considera muito importante a acessibilidade física e acadêmica para que o universitário com deficiência conclua a formação profissional com eficácia. Atentamos à importância da organização de formação continuada para toda a população universitária, porque as informações acerca da educação especial permitem às universidades se adequarem ao paradigma da educação inclusiva.
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