O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i0.10130Palavras-chave:
Trabalho Docente. Ensinar e Aprender. Metodologia de EnsinoResumo
O processo de ensinar e aprender no contexto da Educação Profissional e Tecnológica é uma temática atualmente, recorrente, visto que remete a fatores que influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e no trabalho docente. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e suas implicações no trabalho dos professores no contexto da Educação Profissional Brasileira. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisa classifica-se como um estudo de caso, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Maracanaú. Como estratégia de recolha de dados, foram aplicados questionários com cinco docentes que ministram disciplinas nos seguintes eixos tecnológicos: Telemática (3) e, Indústria (2). A análise de dados foi realizada com base nos autores que fundamentaram o estudo, quais sejam: Davis (1994); Tardif (2002); Zabalza (2004), Ramos (2002), dentre outros. Os resultados revelam que as principais causas de insucesso dos estudantes estão, prioritariamente, centradas no próprio discente diante da sua falta de tempo para estudar e da sua deficiência de conhecimentos nas áreas exatas, lacunas advindas da Educação Básica. Além disso, percebemos que a falta de articulação entre os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade social dos discentes também influenciam na aprendizagem dos mesmos. O cenário trazido pela pesquisa sugere uma reflexão dos procedimentos metodológicos do professor, na tentativa de melhorar os níveis de compreensão dos estudantes. Para tanto, é necessário que os docentes reflitam sobre os processos de ensinar e aprender, apontando não somente as limitações dos discentes, mas, também, suas potencialidades. Nessa perspectiva, por ser um ato político e coletivo, a prática docente precisa ser constantemente avaliada, repensada e, se necessário for, reconstruída. E essa reconstrução se dá pelo diálogo, pela valorização dos pares, pelo trabalho interdisciplinar e com os diferentes sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Trabalho Docente. Ensinar e Aprender. Metodologia de Ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.