HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autori

  • José Maria de Paiva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11689

Parole chiave:

Historia da educação, Metodologia da pesquisa, Historiografia.

Abstract

O objeto material deste artigo é a História da Educação. O objeto formal é a vivência. O percurso metodológico se inspira na Fenomenologia, enfatizando o é e o ser-com. Parte-se do conceito de história e do conceito de educação. Identificada com ensino, como tarefa da escola, a educação é desdobrada em vários aspectos: a organização, o governo, o currículo, a metodologia. Posto isto, percorrem-se os períodos na História da Educação brasileira, às vezes questionando abordagens feitas, outras vezes enfatizando enfoques a serem feitos.

Pubblicato

01-01-2000

Come citare

PAIVA, J. M. de. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11689. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11689. Acesso em: 30 giu. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares