CONSUMISMO INFANTIL, INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.17773Palavras-chave:
Infância, Consumismo, Indústria cultural, Educação EscolarResumo
Ao propor uma reflexão sobre a relação entre infância e consumismo, o texto chama a atenção para os meios midiáticos que se tornaram forte instrumento de propagação de hábitos consumistas, mediante a intensificação de apelos publicitários, e para a necessidade de se problematizar a influência que tais meios exercem no universo infantil. As questões que se colocam são as de compreender os efeitos da propaganda comercial sobre o desenvolvimento de hábitos consumistas nas crianças e detectar a interferência destes hábitos no processo educativo, na medida em que criam ilusões no tocante às relações sociais ao atribuir valor desmesurado à posse de produtos que não necessariamente satisfazem necessidades concretas. Ilusões, estas, que criam, por sua vez, um ambiente favorável à alienação e à formação de uma personalidade alienada. A partir destas questões, busca-se entender, a partir de revisão bibliográfica, as possibilidades da educação escolar no sentido de contribuir para a compreensão e combate à tendência ao consumismo desenfreado na sociedade contemporânea.
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