A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA GINÁSTICA PARA TODOS NO ÂMBITO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.18275Parole chiave:
Educação física, ginástica para todos, formação profissionalAbstract
O presente estudo tem como objetivo investigar a viabilidade de uma proposta pedagógica da prática da ginástica para todos (GPT) nas escolas municipais de Jataí, Goiás, por meio da realização de um curso de GPT para os professores da rede municipal. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram dois questionários com perguntas abertas aos professores participantes, aplicados no início e final do curso. O curso foi elaborado com aulas práticas e teóricas, abrangendo os seguintes conteúdos: os fundamentos básicos da ginástica, a GPT como conteúdo da Educação Física escolar, construção de materiais alternativos para as aulas de GPT, e metodologia de ensino da GPT no âmbito escolar. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, o que possibilitou estabelecer três categorias de análise: 1) a ginástica enquanto conteúdo das aulas de educação física e a ginástica para todos; 2) dificuldades encontradas para a inserção da ginástica nas aulas; 3) avaliação do curso e da experiência com a GPT. Constatou-se o não conhecimento da GPT por parte dos professores, assim como a falta de material para a prática da ginástica na escola. Nesse sentido, o curso contribuiu no que se refere à sugestão e à construção de materiais alternativos, oferecendo novas formas de estruturação do conhecimento, auxiliando e orientando os docentes no trato com o conteúdo da ginástica escolar.
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