FINITUDE DA VIDA E EDUCAÇÃO: O CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE VALORES LAICOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19609Parole chiave:
Eutanásia, Educação, Cinema.Abstract
Neste trabalho apresentamos alguns resultados da pesquisa de Mestrado desenvolvida junto ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”, Campus de Rio Claro, entre 2012 e 2014, com o título: “O biodireito na interface entre ciência e ficção: um estudo do imaginário social a partir da análise do filme Mar Adentro”. Para tanto, o presente artigo está estruturado em duas partes: na primeira, é feito um estudo para a compreensão dos aspectos éticos envolvidos com a terminalidade da vida humana, de modo a demonstrar a importância do processo educacional para a tomada de decisões mais livres, justas e conscientes. Na segunda parte, é feita uma leitura do filme Mar Adentro, cujas abordagens dilemáticas em torno da vida, da morte, da eutanásia, do suicídio assistido e do direito de morrer com dignidade permitem verificar se o filme pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos necessários à reflexão bioética.
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