A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO VERSUS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: UMA BREVE REFLEXÃO

Autores

  • Lidia Maria Lopes Assis Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Roberto Antonio Deitos Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
  • Margarete Chimiloski Dolla Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.23912
Agências de fomento

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, políticas educacionais, qualidade educacional.

Resumo

Neste artigo, busca-se contextualizar as atuais políticas educacionais no estado do Paraná, referentes à avaliação em larga escala, trazendo para a reflexão o seu recrudescimento nos últimos anos, principalmente, no ano de 2019, com a implantação de uma nova prova, denominada Prova Paraná. Objetivando demonstrar o alinhamento do estado do Paraná às políticas de resultados, em âmbito internacional e nacional, foi realizada a abordagem do PISA, avaliação internacional, e do SAEB, avaliação nacional. A revisão bibliográfica aponta que a estandardização dos resultados do desempenho dos discentes, principalmente representado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, intenciona relacionar a qualidade educacional a esses resultados. Para confirmar os dados referentes à revisão bibliográfica, foi utilizada, como referência, pesquisa realizada por amostragem no município de Cascavel, em escolas públicas das redes municipais e estaduais, no ano de 2017. Os resultados da pesquisa evidenciam o acirramento da implementação de ações relativas à avaliação em larga escala e também da linearidade a uma política liberal de ênfase aos resultados.

Biografia do Autor

Lidia Maria Lopes Assis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrado em Educação pela UNIOESTE. Professora Pedagoga na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2005)
PROFESSOR Associado B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná , Brasil.

Margarete Chimiloski Dolla, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE e professora pedagoga na rede estadual de Educação do Paraná.

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

LOPES ASSIS, L. M.; DEITOS, R. A.; DOLLA, M. C. A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO VERSUS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: UMA BREVE REFLEXÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.23912, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.23912. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23912. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Parte I - Políticas de avaliação educacional